6 Coisas que você deve saber sobre as “Psi”

 

image Olá Pessoal! Hoje resolvi fazer algo mais a nível de descontração, por isso eu andei colhendo algumas curiosidades na própria internet, sobre as “psi” (psicologias/psiquiatrias) e postei as 6 mais interessantes. Não tenho como confirmar a autenticidade de todos, mas não deixam de ser informações no mínimo curiosas.

1-“Jung foi a primeira pessoa a conhecer e divulgar a cor azul do planeta Terra. Na sua autobiografia, ele relata que, após um ataque do coração, teve uma experiência de quase-morte (obtendo, assim, uma expansão de consciência semelhante a uma saída fora do corpo) e constatou, deslumbrado, a coloração azul da Terra, o vermelho-amarelado do deserto do Saara, ou o verde-ferrugem dos continentes. Tudo isso em 1944, 17 anos antes do primeiro homem ir ao espaço!” (extraído/referencia ao fim do post)

2- Diferenças entes as “psis”: Muita gente tem dificuldade em diferenciar psicologia, psicanalise e psiquiatria. Então ai vai:

Psiquiatria: O psiquiatra é um profissional da medicina que se especializou em doenças mentais. Ele também pode receitar remédios, diferente do psicólogo.

Psicologia: O psicólogo é quem tem formação superior em psicologia. A psicologia é a ciência que estuda os processo mentais e o comportamento humano.

Psicanalise: Á psicanalise é um método terapêutico criado por Sigmund Freud. O psicanalista pode ser formação superior em várias áreas de ensino.(psicologia, medicina e etc…)

3 Os primeiros dias de vida para os recém nascidos, são um dilema para os Psicólogos. Não adianta entrar em muitos detalhes, basta uma pesquisa rápida e você vai notar que não há uma teoria definitiva, sobre assuntos como linguagem, pensamento e inteligência entre os víeis mais aceitos.

4- Porque “Freud Explica”? Depois de publicar a “Psicopatologia da Vida cotidiana”(1901), Freud ganhou uma certa popularidade e chegou a ser comparado ao Sherlock Holmes (seu personagem favorito). Então já era de se esperar que Freud fosse visto como um infalível solucionador de enigmas. Também virou um tipo de “Moda” buscar uma explicação Psicanalítica para tudo na época.

5- A cocaína  e Freud. Freud estudou as possibilidades terapêuticas da cocaína, incialmente para curar o vicio de morfina de um amigo e posteriormente seu potencial anestésico. Mais tarde o médico Karl Koller, utiliza desses dados e usa a Cocaína como anestésico em cirurgias oftalmológicas, dando inicio das anestesias em cirurgias modernas. (como curiosidade adicional, os estudos de Freud em relação a cocaína o deixaram com fama de viciado, porem não há confirmação oficial deste)

6- O Brasil, foi o primeiro país a ter a profissão de psicólogo regulamentada  em caráter nacional. A Lei 4.119, que regulamentou a profissão de psicólogo, foi sancionada em 27 de agosto de 1962, pelo presidente João Goulart. Foi publicada no DOU de 05/09/62.

Bem essas foram as curiosidades que eu encontrei em minhas caminhadas pela grande rede. Se você tem alguma correção a fazer, ou tiver mais curiosidades, mande pra gente: alceman@hotmail.com

Referencias:

http://www.brasilescola.com/curiosidades/psiquiatra-psicologo-psicanalista.htm
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080428100220AA3rVgY
http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=36410.0
http://dererummundi.blogspot.com/2007/08/curiosidades-histricas-cocana-e-quinino.html
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2005/08/jung_e_a_mediun.html
http://psicologiafag.blogspot.com/2008/02/curiosidades-sobre-sobre-o-curso-de.html

http://psicologia.org.br/internacional/fig/quadro_3.jpg

Indique agente: Adicionar aos Favoritos BlogBlogs"> Adicionar artigo ao Total News

Explore posts in the same categories: Artigo, Jung

Tags: , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

2 Comentários em “6 Coisas que você deve saber sobre as “Psi””

  1. Nanda Says:

    Olá!! Vc saberia me dizer os nomes das pessoas da última imagem? (uma com fundo amarelo e várias figuras). Obrigada!!

    • alceman Says:

      Olá Nanda,

      Vamos ver como anda minha memória fotográfica (rs). A foto no topo é Pìaget, a primeira da esquerda é C. G. Jung, a segunda da esquerda F. Skinner,o primeiro a direita é Wundt, segundo a direita Sigmund Freud, e na parte de baixo Hermann Ebbinghaus.

      Acho que é isso! Espero ter ajudado.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: