Jung sobre Deus e os Dados Reais

 

Bem, antes de mais nada quero apresentar as novidades o Blog. O Pré-Junguiano recebe dois grandes reforços, como já devem ter notado na sidebar do Blog. Agora o blog está enriquecido com a filosofia de Ebrael Shaddai e com os conhecimentos de Joici Cristina (quase uma enciclopédia de Jung). Após cinco minutos conversando com eles, eu vi que vou ter que estudar muito para justificar está ao lado deles.

image

Bem para não passar o dia em branco aqui vai mais um pensamento de Jung, que em tempos de ciência contra religião, está ainda muito atual:

“Os dados reais não mudam quando aplicamos a eles outros nomes. Só nós poderíamos, casualmente, ser afetados. Se alguém concebesse – Deus – como um – puro nada -, de nada atingiria. o princípio que nos ultrapassa. Continuaríamos tão possuídos por Ele como antes”
( CARL GUSTAV JUNG)

Particularmente, concordo em totalidade com a frase acima, não podemos colocar a religiosidade humana dentro de uma balança, seja ela cientifica, filosófica ou o que for. O fenômeno religioso está presente na nossa coletividade. Pode-se atribuir outros nomes, para as forças que movem nosso universo, mas no fim a própria ciência moderna tem que apelar para a fé quando falamos de assuntos como a origem do universo(afinal, de onde vem as partículas que provocaram o Big-Bang ?). Por fim querendo ou não todos, e por mais que aqueles que se dizem neo-ateístas neguem, no fim acreditamos em alguma força ainda não compreendida e misteriosa, seja na religião, na cosmologia, chamando-a de Deus ou não, ela está na nossa coletividade e provavelmente não nos abandonará.

Sei que ficou meio pessoal e sem referencias, mas de fato é assim que eu penso e achei legal expor aqui no blog.

Abraços e até o próximo post.

Indique agente: Adicionar aos Favoritos BlogBlogs"> Adicionar artigo ao Total News

Explore posts in the same categories: Artigo, Frases e Pensamentos, Jung

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: