Vídeo. Homenagem a Nise da Silveira

 

Eu fui conhecer nome Nise da Silveira quando procurei literatura sobre Jung, e foi ai que eu descobri essa psiquiatra que fez um trabalho bonito pela luta Antimanicomial. Mas o que tem haver Nise com Jung? Tudo! O mestre (como ela o chamava) era seu professor, e o mais importante trabalho de Nise foi “O Museu de Imagens do Inconsciente” onde pinturas feitas por pacientes esquizofrênicos eram utilizadas para compreender seu universo. Devo ressaltar também que ela introduziu e divulgou a psicologia Junguiana no Brasil.

Sobre seu contato com Jung, vou por logo abaixo uma transcrição de um trecho tirado da Wikipédia:

 

Interessada em seu estudo sobre os mandalas, tema recorrente nas pinturas de seus pacientes, ela escreveu em 1954 a Carl Gustav Jung, iniciando uma proveitosa troca de correspondência.

Jung a estimulou a apresentar uma mostra das obras de seus pacientes que recebeu o nome "A Arte e a Esquizofrenia", ocupando cinco salas no "II Congresso Internacional de Psiquiatria", realizado em 1957, em Zurique. Ao visitar com ela a exposição, a orientou a estudar mitologia como uma chave para a compreensão dos trabalhos criados pelos internos.

Nise da Silveira estudou no "Instituto Carl Gustav Jung" em dois períodos: de 1957 a 1958; e de 1961 a 1962. Lá recebeu supervisão em psicanálise da assistente de Jung, Marie-Louise von Franz.

Retornando ao Brasil após seu primeiro período de estudos jungianos, formou em sua residência o "Grupo de Estudos Carl Jung", que presidiu até 1968.

Escreveu, dentre outros, o livro "Jung: vida e obra", publicado em primeira edição em 1968.

Bem vamos ao vídeo. Os créditos são do canal do Youtube ninhaschelb, e aparentemente é um trabalho acadêmico, acredito eu.

Abraços e até o próximo post.

Indique agente: Adicionar aos Favoritos BlogBlogs"> Adicionar artigo ao Total News

Explore posts in the same categories: Jung, Vídeos

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: