Os mitos modernos e Joseph Campbell

 

image Eu sei como é difícil o primeiro contato com as idéias de Jung, principalmente porque a primeira vista a obra parece dar margem para muitas interpretações, e de fato dá, e como a proposta do blog é estudarmos juntos as idéias da psicologia analítica, venho trazer um bom autor para dar um ótimo pontapé nos seus estudos junguiano e em especial os arquétipos, que pretendo falar em outra oportunidade.

Como os mitos são muito importantes para a compreensão das idéias jungianas, pretendo trazer para o blog uma série de vídeos de Joseph Campbell, mas não sem antes apresenta-lo, como farei agora.

Como não sou o dono da verdade eu tirei e editei as informações abaixo da Wikipédia.

“Joseph John Campbell, (26 de março de 1904, White Plains (Nova York) — 30 de outubro de 1987, Honolulu) foi um estudioso norte-americano de mitologia e religião comparativa.

Infância e educação

Joseph Campbell nasceu e cresceu em 26 de março de 1904 em White Plains, Nova Iorque, numa família de classe média alta e de religião católica romana. Quando criança, era fascinado pela cultura nativa americana depois de seu pai o levar para ver as coleções do Museu Americano de História Natural em Nova Iorque. (…).

Europa

Em 1927, Campbell recebeu uma bolsa de estudos para estudar na Europa.  (…)

Foi nessa atmosfera que Campbell conheceu o trabalho de Thomas Mann, que acabou influenciando tanto a sua vida quanto as suas idéias. Também na Europa, (…). Ele também descobriu os trabalhos de Sigmund Freud e Carl Jung. (…)

(…) Os estudos independentes de Campbell levaram-no a uma análise profunda das idéias do psicólogo suíço Carl Jung, (…) Outro membro dissidente do círculo de Freud que influenciou Campbell foi Wilhelm Stekel (1868-1939). Stekel foi pioneiro na aplicação das idéias de Freud sobre sonhos, fantasias humanas e o inconsciente em campos como antropologia e literatura.

Morte

Joseph Campbell faleceu aos 83 anos em 30 de outubro de 1987, em sua casa em Honolulu, Havaí, devido a complicações causadas por um câncer esofágico, pouco depois de completar a filmagem do documentário O Poder do Mito, com Bill Moyers.”

Bem no próximo post pretendo iniciar uma série de vídeos sobre mitos realizados sobre os estudos de Joseph Campbell, que serão uteis para compreender as idéias de Jung.

Outra dica importante é estudar materiais de filosofia, Jung se guiou muito por esse caminho.

Abraços e até o próximo post.

Adicionado em 02/11/2009: Para todos os vídeos e materiais adicionais de “O Poder do Mito” Clique Aqui.

      Indique agente: Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Explore posts in the same categories: Artigo, campbell

Tags: ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: