Quem foi Jung?

 

180px-Carl-Jung-modTentarei passar neste post um pouco da historia deste que se viria a se tornar um dos pais da Psicologia moderna, depois de Wundt é claro.

Carl Gustav Jung nasceu no dia 26 de Julho de 1875 na aldeia de Kesswil, Suíça. Filho do pastor protestante Paul Achilles Jung, infelizmente não consegui o nome da mãe.

Jung sem pre teve interesse em várias áreas (principalmente arqueologia e ciências naturais), isso dificultou um pouco a sua escolha de carreira, por fim escolheu medicina. Formou-se em 1900, e no ano de 1905 foi indicado para ser professor de psiquiatria na Universidade de Zurique. Jung atendia de forma diferente do tradicional, ele dispensava o Divã e atendia o paciente, com ambos senados de frente para o outro em confortáveis poltronas, ou os levava para passear de barco onde aplicava sua terapia.

Embora Jung tenha se interessado pelo trabalho de Freud em 1900 quando leu a “Interpretação dos sonhos.” , foi em1906 que os dois começaram a se corresponder e viriam a se encontrar pessoalmente um ano depois. A partir dai começou uma estreita colaboração entre os dois, em 1909 foram juntos aos Estados Unidos para as comemorações do aniversário da Clark University. Em 1910 é fundada a associação Psicanalítica Internacional, nesta época Freud fez questão que Jung fosse eleito para a presidência e assim aconteceu. Em 1912 Freud corta relações com Jung por causa da publicação de Jung do trabalho “Metamorfoses e Símbolos da Libido.”,  em 1914 Jung renuncia a presidência da associação.

A partir dai Jung teve que resolver os conflitos internos que viria a ter, resolveu seus dilemas confrontando seu próprio inconsciente, a partir dai Jung viria a formular varias das suas mais famosas teorias.

A fim de entender a alma humana, Jung fez longas viagens em prol de sua pesquisa, desde conviver com tribos na África a conviver com Índios Pueblo na Amarica. Não irei tomar nota sobre as teorias Jung neste post, pois ficaria exageradamente grande, mas o importante que idéias como Inconsciente coletivo e arquétipos foram confirmadas nestas viagens. Jung tem muitas contribuições ainda usadas pela Psicologia e suas idéias formaram bases para novas descobertas, mas isso é assunto para outro post.

Jung Veio a falecer na tarde de 6 de junho de 1961. Para informações mais detalhadas eu recomendo uma leitura em livros sobre o assunto, já que aqui eu peguei bem superficialmente o que minha ainda imatura mente é capaz de compreender.

Referencias: (Silveira, Nise da; Jung Vida e Obra; Paz e terra;  7 edição;1981.), (Schultz, Duane P.; Schultz, Sudney Ellen; Historia da Psicologia Moderna; Editora Cengage; 9ª Edição;2009)

Explore posts in the same categories: Artigo, Jung

Tags: ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

2 Comentários em “Quem foi Jung?”

  1. Marina Oliveira Aonso Says:

    Boa tarde!
    Curso o 5ºano de psicologia e farei o meu TCC baseado teoria Junguiana. O vc sugere como tema?
    Dentro da atualidade o q vc considera mais importante
    hoje em dia?
    Atenciosamente
    Marina.

    • alceman Says:

      Olá Marina,
      Primeiro desculpe pela demora em responder e segundo, é um pouco complicado sugerir um tema já que o TCC é algo meio pessoal. O fato é que tem que ser algo que realmente desperte sua paixão pelo assunto, uma vez que não poderá voltar atrás. Se quizer uma dica de onde começar, procure uma autora chamada Nise da Silveira, ela foi aluna de Jung e pode-se dizer que seu trabalho foi um dos responsáveis pelas mudanças nas leis manicomiais e para o fim mais que certo do fim desumano ao tratamento para as doenças mentais.

      Sucesso no seu curso e abraços
      Elias “Alceman” Ribeiro


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: